quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sobreviver em África e América do Sul - Minha experiência!

Antes de embarcar

Consulta do viajante nos centros de saúde - Imprescindível e obrigatória para destinos fora CE, conselhos médicos e orientação sanitária são para seguir com atenção e levar à letra - deles depende a sua sobrevivência!
Medicamento preventivo da Malária, começar a tomar 2 semanas antes de embarcar.
Medicação a levar Kit emergência, conforme indicação médica e para qualquer zona para onde vai: antibiótico largo espectro, medicamento contra diarreia, medicamente antipirético, repelente de mosquitos.

Planeamento do percurso - Deixar cópia com os familiares para que possa ser rastreado em caso de perda de contacto.
Obter dados e informação sobre pontos de contacto/apoio das autoridades diplomáticas e consulares, ONGs, estruturas internacionais no terreno.
Reunir informações sobre centros de assistência médica nos locais, contactos de confiança, pontos de abastecimento, alojamento, redes de comunicação, serviços e infraestruturas básicas - pode pareçer excessivo mas lembre-se da Lei de Murphy - fazer a pensar que acontece faz com que não aconteça!

Juntar e conferir toda a bagagem e material de apoio - Não se esqueça de nada e leve apenas o essencial que possa transportar!
Um canivete dá sempre jeito, mas não pode levar na bagagem de mão só nas malas do porão. Já tive problemas em muitos aeroportos ocidentais com o meu pequeno canivete suiço, o mesmo para artigos de higiene!
Camisas de mangas compridas, dependendo da zona leve vestuário apropriado.
Se é fan de animação não esqueça com as camisas de manga comprida as camisinhas, um descuido e fica infectado para toda a vida!

Embarque

Embolias venosas e crises de pânico - O ser humano não nasceu para voar nem para as profundezas aquáticas por isso é natural a ansiedade antes do embarque, relaxe e inspire fundo apreciando a paisagem!

Se viajar por muitas horas tenha em consideração a sua circulação sanguínea venosa, pode acontecer uma embolia nas veias devido à formação de coágulos pelo não funcionamento dos músculos das suas pernas. Por ter bebido poucos líquidos antes, pela baixa pressão do ar e reduzida humidade nas cabines dos aviões, para evitar tem de se levantar e dar umas voltas, parando carro, passeando pela coberta ou cabine do avião - não ligue se o acharem idiota ou pirata aéreo, explique a razão porque o faz - Traveller Thrombosis.

Há grupos de risco em que este problema pode ser fatal: grávidas, pessoas com insuficiência cardíaca ou sanguínea, pessoa com gesso/imobilizador da perna, recém operados sobretudo a próteses da anca e joelho.
Para obviar este problema usar meias de compressão venosa adequadas e à sua medida, não esquecer de levantar e dar umas voltas - na ultima viagem de 9 horas que fiz a África passei muito tempo na conversa com companheiros de viagem ocasionais junto à "cozinha do avião".

Chegada - Arrival

Muita atenção à chegada, mantenha-se ordeiramente e seja reservado e de poucos sorrisos, se der muita confiança está condenado!
É cultural pedir dinheiro ao turista por isso reserve desde logo pequenas notas para agilizar as coisas caso precise, guarde-as em diferentes bolsos e não na carteira.
Siga o percurso normal não se afaste, nem se deixe afastar!
Na inspecção das malas e documentos seja prestável mas não simpático, seja natural e não resista mesmo que seja forçado - infelizmente as autoridades usurpam do seu poder!

Acontece muitas vezes nos aeroportos a pressão sobre o turista, não se enerve, caso a situação se agrave chame outros agentes da segurança e converse calmamente com eles expondo a situação a várias pessoas (quantos mais tiverem conhecimento melhor) - se a coisa correr mal não saia da zona do aeroporto onde está, peça para telefonar para a embaixada/consulado e exija alojamento, comida e bebida.

Se sair da placa do aeroporto para a sala de espera sem incidentes atenção ao transporte para sair do aeroporto, não embarque em esquemas nem em táxistas de aspecto duvidoso. Se puder partilhar o transporte melhor, a não ser que seja homologado e de qualidade não embarque em transportes colectivos duvidosos - transporte público é coisa que infelizmente ainda não existe como na Europa.



Chegou ao alojamento e fez check in não esqueça os rituais dos hotéis com as gorjetas da praxe, apesar de não ser fan é uma tradição na África e Américas e o não cumprimento pode originar a referenciação do cliente por pessoas que estão ligadas ao crime organizado e quando colocar o pé fora do Hotel já sabe que está marcado!
Chegou ao quarto confira condições do alojamento, bom funcionamento do ar condicionado e muito importante a vedação de janelas e portas.
- Sem isto vai ser menu principal dos mosquitos!
Atenção à água que não é de confiança e cuidado com a água engarrafada que lhe dão - sempre fechada e lacrada! Evitar gelo nas bebidas.
Evitar carne e churrascos, tudo bem cozido. Se gosta de saladas como eu, esqueça e sacrifique-se.
Camisas de manga comprida, de dia arregaça à tarde puxa mangas para baixo, se sentar lugar público não fique quieto - existe uma técnica nativa que é estar sempre a mexer pernas para o mosquito não pousar!
Mosquito em África não tem horário, ataca todo o dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário